quarta-feira, 1 de junho de 2011

Diário do Farol - João Ubaldo Ribeiro

Publicado originalmente em http://www.lerdeviaserproibido.com.br

14/01/2010

Em Diário do Farol, de João Ubaldo Ribeiro, um padre rancoroso, com muitos traumas de infância, sedento por vingança e por transferir sua dor a outros, ao final de sua vida, procura dar um sentido a suas ações narrando suas memórias, em uma ilha abandonada, com um Farol (ótima metáfora usada para a Luz e redenção, mas que o próprio personagem apelida de Lúcifer).



Demonstra bem friamente as maldades (acho que maldade é até uma palavra muito boa para demonstrar suas ações) realizadas pelo protagonista. No início da leitura, confesso ter tido pena do protagonista (o nome me foge a memória agora) e até procuro justificar alguns de seus atos, mas o livro chega a um ponto em que é realmente complicado ter qualquer simpatia pelo mesmo, para não dizer que passei a ter horror a ele.



Em minha opinião, a idéia era mesmo que o livro questionasse o bem o mal, a “moral” da sociedade, como o personagem faz durante toda a narração, se colocando acima desses conceitos e agindo completamente sem escrúpulos.



Recomendo a leitura! É, no mínimo, intrigante. Achei extremamente interessante e diferente dos livros que habitualmente costumava ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário